cadastre-se >>

Tratamento Clínico

O diagnóstico de ceratocone causa grande impacto no paciente e em sua família, pois tipicamente é diagnosticado em crianças e adolescentes e é reconhecido como uma das causas mais comuns de transplante de córnea. Entretanto, devido aos avanços relacionados com o diagnóstico mais precoce da doença e da evolução das formas de tratamento clínico e cirúrgico, é notória a redução das indicações de transplante de córnea em ceratocone.

A primeira linha de tratamento é óculos. A adaptação de lentes de contato especiais é a alternativa que proporciona melhor correção óptica. Entretanto, não existem evidências que suportem que o uso de lentes de contato beneficie tais pacientes por reduzir a chance de progressão da ectasia. Por outro lado, já se demonstrou que lentes de contato mal adaptadas estão diretamente relacionadas com aceleração da progressão da doença.

A doença tem caráter progressivo e requer acompanhamento. O ato de coçar dos olhos está diretamente relacionado com a sua progressão. Com isso, o controle da alergia com drogas potentes combinadas e orientação ao paciente para não coçar os olhos é essencial.

Dúvidas ou depoimentos

Você tem alguma dúvida ou tem um depoimento para nos contar?